STATUS SERVIDORES

banner image

VOCÊ NO PORTAL

[Kit Carona] Entenda a lógica de como se colocam os LNBFs no kit carona


 Entenda a lógica de como se colocam os LNBFs no kit carona

Temos recebido questionamentos de pessoas que querem instalar o kit carona mas estão tendo dificuldades para achar os satélites, simplesmente por que acabam não entendendo em que posição está o satélite/LNBF que vai ficar de carona na antena, em relação ao satélite/LNBF que está no ponto central da antena.


Então valos lá, vamos entender de uma vez por todas qual é a lógica dos satélites no céu e qual é a lógica do kit carona.
Vamos levar em consideração que apontar uma antena parabólica seja a mesma coisa que você sair para fora da sua casa e se pudesse enxergar os satélites a olho nú, apontasse o seu dedo para o satélite que você quer captar.
Se você pudesse ver os satélites para televisão a olho nú, como você os veria no céu?
Os veria em uma fila no céu, que começa próxima de onde nasce o sol e morre próxima de onde morre o sol.

Agora vamos imaginar que essa fila fosse representada por um arco iris, que vai de próximo de onde o sol nasce até próximo de onde o sol se pôe, se o arco íris fosse composto de apenas uma linha/cor, todos os satélites estariam alinhadinhos e em uma altura semelhante, mas como o arco iris é composto de várias cores, corresponde a que os satélite até obedecem a fila uma ao lado do outro ao longo do arco íris, mas s´ó para contrariar eles variam de uma cor ou outra, o que dá uma pequena diferença na altura entre um e outro satélite.
No entanto, pense em você olhando para este imenso arco iris no céu, a lógica é que o satélite que está no início do arco íris estão numa posição mais baixa no céu (Intelsat 1002 em 1 °W), o satélite que está no meio do céu está numa posição mais alta no céu (Intelsat 1R em 50W) e o satélite que está no fim da fila está também numa posição mais baixa no céu (Satmex 5 em 116,8W).

Você pode traçar um arco com seu braço começando do início do arco iris, Intelsat 1002 em 1 °W, vai subindo fazendo um arco, passa pela posição mais alta do arco íris, Intelsat 1R em 50W, e vaí até o ultimo satélite da fila, Satmex 5 em 116,8W.
Ok, até aí tranquilo? Pois bem, Vamos imaginar que sua mão direita é o Intelsat 1002, a cabeça é o Intelsat 1R a mão esquerda é o Satmex 5.
Se nós tivessemos uma antena tão grande que pudessemos colocar os três de carona, sendo que o satélite que vai ficar com a posição central da antena, o apontamento principal seria o Intesat 1R, como faríamos?

Ok, para saber vamos imaginar mais ainda, os satélites lá no céu são canhões de raio laser e é possível ver a luz que vem deles e a minha antena é um espelho em forma de prato.
Como eu apontei minha antena para o satélite Intelsat 1R, para o Intelsat 1002 conseguir jogar o lase na minha antena ele vai jogar a luz do laser da direita para a esquerda, senão ela não chega, e como a antena tem que ficar virada para cima, por que a cabeça está bem mais no alto que a mão direita, então o raio laser vai refletir como vindo do Intelsat 1002?
Vai refletir da direita para a esquerda e baixo para cima.

A lógica então é que todos os satélites que estiverem do lado direito do Intelsat 1R 50W vão refletir de baixo para cima da direita para a esquerda, e todos os que estivem a esquerda do Intelsat 1R também vão refletir de baixo para cima e da esquerda para a direita.
Para saber se o satélite está mais alto ou mais baixo que outro, basta olhar na elevação que a calculadora de apontamento do Dishpointer mostrar, 70° de elevação é a posição mais alta no céu, se um satélite está numa posição mais alta ele vai refletir de cima para baixo, ou seja, no kit carona, o LNBF para ele tende a ficar mais baixo que o LNBF do foco central da antena.
32°W de elevação é uma posição mais baixa no céu, se o satélite está nesta posição, no kit carona ele vai refletir de baixo para cima, ou seja, o LNBF para ele tende a ficar mais alto que o LNBF do foco central da antena.

Agora em relação à posição do LNBF, 1W está na extrema direita e 116W está na extrema esquerda, no kit carona, se invertem as posições, se o satélite que se quer colocar na carona tem posição no céu de número maior que o que está no foco central da antena, então ele vai refletir da esquerda para a direita, e o LNBF dele no kit carona tem que ficar na direita.
Se o número for menor que o do satélite que está no foco central, a posição do LNBF no KIT carona fica sendo na esquerda, pois ele vai refletir da direita para a esquerda.

Espero que vocês possam ter conseguido visualizar melhor como se encontra os satélites no kit carona, mas a melhor forma mesmo de entender é ler o texto de novo, e desenhar numa folha de papel o que vocês estão lendo, pois aí sim vão enteder a lógica do kit carona por completo.

Qualquer dúvida lancem perguntas que nós vamos escrevendo mais artigos sobre o assunto.
Valeu galera, e veja abaixo uma imagem com a posição dos satélites no céu.


Posição no Céu dos Satélites que Transmitem TV Digital



Ajude Portal Clique na Publicidade
[Kit Carona] Entenda a lógica de como se colocam os LNBFs no kit carona [Kit Carona] Entenda a lógica de como se colocam os LNBFs no kit carona Reviewed by Rafael Martin on 06:05 Rating: 5

Um comentário:

  1. Gostei muito da aula sobre posicionamento dos lnbs, como também da posição de cada satélite, os canhões de raio laser, ctc. São muitas informações úteis e impoartantes, mesmo para min que sou leigo. Vou procurar informações para encontar um bom antenista. Obrigado.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.